Uma casal sênior abraçado, olhando o pôr do sol.

Plano BásicoPlus

Sobre o plano

Encerrado para novas adesões em 2005, o Plano Promon BásicoPlus é um plano de previdência complementar na modalidade de benefício definido (BD), desenhado para assegurar aos seus participantes, funcionários e ex-funcionários das empresas Promon, recursos financeiros adicionais aos proporcionados pela previdência oficial do governo brasileiro.

Uma pessoa usando um smartphone com vários ícones sobrepostos na imagem.
Notícias e avisos
20/8/2024
Diretor da Fundação Promon fala à Revista Investidor Institucional

A revista Investidor Institucional publicou uma matéria na qual André Natali, diretor da Fundação Promon, fala sobre a estratégia da Fundação nas alocações em crédito privado. Confira a matéria!

13/8/2024
Valor da quota de referência do BásicoPlus | 14ª parcela

Confira o valor da quota de referência da 14ª parcela do fundo previdencial 2021 para pagamento em 30 de agosto.

21/6/2024
Previdência Complementar Fechada cresceu 8% acima da inflação em 2023

De acordo com o Relatório 2023 da Previdência Complementar Fechada, publicado pela Previc, que traz números consolidados de rentabilidade e resultado atuarial dos planos, o Regime de Previdência Complementar Fechada (RPCF) encerrou 2023 com R$ 1,28 trilhão em ativos totais, representando aproximadamente 12% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Leia esta matéria!

Funcionamento

O Plano BásicoPlus é integrado pelos planos de benefícios lançados pela Fundação Promon em 1976 (Plano Antigo) e em 1991 (Planos Básico e Suplementar).

É um plano de renda vitalícia constituído a partir das contribuições das patrocinadoras e dos participantes, que compõem as reservas financeiras necessárias para o pagamento de benefícios, como aposentadoria normal, antecipada e por invalidez, auxílio-doença, pensão e pecúlio por morte, bem como a cobertura das despesas administrativas necessárias ao funcionamento do plano.

Conheça mais detalhes sobre o BásicoPlus, consultando o manual e regulamento do plano.

Pessoas segurando engrenagens de madeira coloridas.

Investimentos

Uma pessoa segurando pilhas de moedas. Na pilha central há uma lâmpada acessa.

O patrimônio do BásicoPlus é investido no mercado financeiro de acordo com a Política de Investimentos do plano, revista anualmente e estruturada a partir de estudos técnicos que consistem em associar os ativos da carteira do BásicoPlus com o fluxo futuro de pagamento de benefícios a seus participantes (passivos).

Alinhado às boas práticas adotadas para planos de benefício definido, a carteira de investimentos do plano é composta preponderantemente por títulos públicos emitidos pelo governo brasileiro, que são registrados pela taxa de aquisição de cada papel, método chamado de “marcação na curva”, e não ao valor corrente de cada papel. A marcação na curva deixa o plano menos suscetível à volatilidade do mercado financeiro e confere maior estabilidade aos resultados ao longo do tempo.

A Política de Investimentos vigente, bem como os demonstrativos de investimentos e os balancetes contábeis do plano BásicoPlus estão disponíveis neste espaço.

Política de Investimentos
do Plano BásicoPlus
Balancetes do Plano BásicoPlus
Demonstrativos de Investimentos do Plano BásicoPlus

Serviços

Aqui você tem autonomia e agilidade para acessar um conjunto de serviços associados ao plano BásicoPlus.

Para acessá-los, você deve clicar na opção que representa o seu status de participante: assistido, autopatrocinado ou pensionista. Se você não sabe qual é o seu status de participante, então clique na opção “Não sei o meu status” e confira a explicação.

Não sei qual é o meu status de participante

Leia os descritivos abaixo para confirmar qual é o seu perfil de participante.

Autopatrocinado

São os ex-funcionários das patrocinadoras que venham a optar pelo Instituto do Autopatrocínio.

Assistido

São os funcionários e ex-funcionários das patrocinadoras que estiverem recebendo um benefício de renda mensal previsto no regulamento do plano.

Pensionista

São beneficiários de participantes falecidos que estiverem recebendo o benefício de pensão por morte previsto no regulamento do plano.

Uma pessoa usando um computador. Há ícones sobrepostos na imagem.

Aqui você tem facilidade para acessar todos os documentos que norteiam a gestão do Plano Promon BásicoPlus.

Datas úteis

Junho/2024
Recebimento de formulários
Data limite para recebimento de formulários para aposentadoria, resgate, autopatrocínio e BPD para pagamento no próprio mês.
12-19-26/6
Pagamentos de empréstimos
Pagamentos de empréstimos a participantes (as solicitações ocorrem no Portal do Participante até 6ª feira da semana anterior).
Contribuições mensais Autopatrocinados
Data de vencimento dos boletos referentes às contribuições mensais dos participantes autopatrocinados.
Contribuições esporádicas/facultativas
Data sugerida para depósito de contribuições esporádicas ao plano MultiFlex ou de contribuições facultativas ao plano BásicoPlus - Fundo Suplementar de Quotas.
Pagamentos de benefícios
Pagamentos de benefícios de aposentadorias e disponibilização do demonstrativo de pagamento no site do participante.
Julho/2024
10-17-24-31/7