A Fundação Promon de Previdência Social é uma entidade de previdência complementar fechada, sem fins lucrativos, exclusiva à participação dos funcionários e ex-funcionários das empresas Promon e Logicalis, que são as patrocinadoras da Fundação.
A Fundação Promon foi criada em 1975, o que a coloca na posição de mais antiga entidade de previdência complementar patrocinada por empresa do setor privado em atividade no Brasil.
Ao longo da sua história, segue fiel ao propósito que inspirou sua criação: ser uma parceira que ajuda seus participantes a ter uma aposentadoria mais tranquila, em perfeita coerência com seus ideais de realização profissional e humana de sua gente.
E prestes a completar 50 anos, a entidade mantém-se viva e inovadora, se adaptando aos desafios de cada tempo para prestar, sempre, aos seus participantes um serviço de elevado padrão de excelência e ética, administrando com solidez, rigor e transparência os recursos de seus planos previdenciários.
Conectar você com o futuro, criando a melhor rota de investimento de longo prazo: esse é o objetivo que norteia a Fundação Promon todos os dias.
A Fundação Promon mantém-se conectada com os conceitos mais avançados de previdência complementar e em sintonia com as melhores práticas de governança do setor, tendo seus quadros renovados em todas as suas instâncias.
Os princípios que norteiam a conduta da Fundação Promon são declarados no Código de Conduta da Promon, que define as posturas profissionais que as empresas da Promon se comprometem a executar, e no Código Complementar de Conduta da entidade, especialmente desenhado para abarcar questões complementares, específicas às entidades fechadas de previdência complementar.
Alinhada aos elevados padrões de excelência e ética que norteiam suas patrocinadoras, a Fundação Promon se submete a políticas específicas pertinentes a uma entidade fechada de previdência complementar, além das políticas gerais da patrocinadora Promon S.A., holding operacional do Grupo, como as Políticas e Diretrizes Jurídicas; de Compliance; de Relações Humanas; de Segurança da Informação; Comunicação; Segurança, Meio Ambiente e Saúde.
Conheça as políticas específicas da Fundação Promon:
A Fundação Promon conta com uma estrutura de gestão composta por 4 órgãos de governança: o Conselho Deliberativo, o Conselho Fiscal, a Diretoria Executiva e o Comitê de Investimentos. Os dirigentes e conselheiros são detentores de certificações específicas que atestam seus conhecimentos, habilidades e competências no exercício de suas funções dentro do segmento de previdência complementar fechada.
É o órgão máximo da Fundação Promon, que tem como missão fixar objetivos, política geral de administração da entidade e de seus planos de benefícios e as diretrizes fundamentais, bem como indicar os membros de Diretoria Executiva da entidade assim como de seu Comitê de Investimentos.
É composto por um presidente e três conselheiros indicados pelo Conselho de Administração da Promon S.A., empresa patrocinadora da FPPS, e por mais três conselheiros e respectivos suplentes eleitos pelos participantes.
Os membros do Conselho Deliberativo devem pertencer ao quadro de participantes da Fundação Promon. O mandato é de três anos, com possibilidade de uma reeleição para aqueles escolhidos por nossos participantes.
Cabe ao Conselho Fiscal assumir a responsabilidade pelo controle da gestão, apontando desvios e propondo condutas para melhoria dos processos. Dotado de autonomia, sua atuação é independente em relação ao Conselho Deliberativo e à Diretoria Executiva da Fundação Promon.
É constituído por dois conselheiros designados pelo Conselho de Administração da Promon S.A. e por um conselheiro e respectivo suplente escolhido pelos participantes por eleição. Os membros do Conselho Fiscal devem ser participantes da Fundação Promon. O mandato é de três anos, com possibilidade de uma reeleição para aqueles escolhidos pelos participantes.
É responsável pela administração da Fundação Promon, executando e fazendo executar todos os atos necessários ao funcionamento da entidade, em conformidade com a política de administração estabelecida pelo Conselho Deliberativo. Ela é constituída de até cinco diretores designados pelo Conselho Deliberativo.
Tem por objetivo assessorar, em caráter consultivo, a Diretoria Executiva nas decisões relacionadas à gestão dos ativos da Fundação Promon, com estrita observação dos princípios de segurança, rentabilidade, solvência e liquidez dos investimentos a serem realizados sob a ótica da legislação vigente e das Políticas de Investimentos dos respectivos planos. O Comitê de Investimentos será composto por até sete membros designados pelo Conselho Deliberativo.
As regras, normas e critérios para a gestão administrativa dos planos de benefícios que estão sob a responsabilidade da Fundação Promon - planos Promon MultiFlex e Promon BásicoPlus – são estabelecidos por meio do Plano de Gestão Administrativa – PGA.
Os recursos do PGA, originados das contribuições dos participantes, das patrocinadoras, e das rentabilidades dos investimentos, são destinados exclusivamente para o pagamento das despesas administrativas dos planos.
Esses recursos são definidos no Plano Anual de Custeio aprovado pelo Conselho Deliberativo da Fundação Promon e aplicados no mercado financeiro de acordo com a Política de Investimentos do PGA.
Os planos de previdência administrados pela Fundação Promon recebem o aporte financeiro das patrocinadoras, que são as empresas da Promon e da Logicalis, no Brasil.
Conheça as patrocinadoras dos planos da Fundação Promon: