Precisa de ajuda?

A equipe da FPPS está sempre disponível para atender você:

Carolina Oliveira
Adesão, desligamento e relacionamento com participantes
Eder Sousa
Folha de benefícios, aposentadoria e empréstimos
Elaine Menezes
Investimentos e tesouraria
Magda Ludgero
Controladoria e processos internos

fpps@fundacaopromon.com.br

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta-feira,

das 9h às 17h

Autoatendimento

Diversos bonequinhos de madeira. Sobre cada um deles há um balão de diálogo.

Perguntas Frequentes

A escolha por um perfil de investimentos é obrigatória?

A escolha é obrigatória por ocasião da adesão do participante ao plano MultiFlex.

Os participantes que estavam no plano previamente ao lançamento dos perfis de investimentos em 3 de outubro de 2022, e, que não fizeram opção por um perfil naquele momento, tiveram seus recursos automaticamente alocados no Perfil MF2, cujos investimentos seguem a estratégia de investimentos que vinha sendo adotada no plano Promon MultiFlex até então.

Periodicamente há a possibilidade de migração entre perfis de investimentos, sendo facultado o direto a todos os participantes de reverem o perfil de investimentos de sua preferência.

É possível investir em mais de um perfil de investimentos simultaneamente?

Não, cada participante pode escolher apenas um perfil de investimentos.

Como faço para atualizar meus beneficiários na Fundação Promon?

Como participante do plano MultiFlex, você faz a atualização dos dados de seus beneficiários diretamente no Portal do participante, área restrita deste site. Para saber como, consulte Como atualizar os dados dos meus beneficiários no MultiFlex?

Como participante do plano BásicoPlus, as atualizações são feitas pela Fundação Promon, via formulário. Para fazer atualizações de seus beneficiários, solicite pelo e-mail fpps@fundacaopromon.com.br o formulário de atualização.

Como faço para atualizar meus dados cadastrais na Fundação Promon?

Como participante ativo, você deve atualizar os seus dados cadastrais com a área de RH da sua empresa. Essas informações serão automaticamente atualizadas na base da Fundação Promon.

Já como participante autopatrocinado, em BPD, assistido ou pensionista, você pode fazer a atualização de seus dados cadastrais diretamente no portal do participante, de maneira simples e rápida. Para saber mais sobre isso, consulte Como atualizar os dados cadastrais na Fundação.

Como obter uma simulação do benefício a receber pelo plano BásicoPlus?

A simulação de benefício do plano BásicoPlus é realizada pela Fundação Promon. Entre em contato pelo e-mail fpps@fundacaopromon.com.br e peça sua simulação.

Como obter uma simulação do benefício a receber pelo plano MultiFlex?

A Fundação Promon disponibiliza no Portal do Participante um simulador de contribuições e benefícios, permitindo que você faça simulações do crescimento da sua reserva financeira e dos benefícios a receber pelo plano MultiFlex.

Como posso acompanhar meu plano de previdência na Fundação Promon?

A Fundação Promon oferece diversas opções para que você possa acompanhar tudo o que acontece com o seu plano de previdência.

• Portal do Participante: a área restrita do nosso site no qual você obtém informações detalhadas sobre sua conta no plano, dados cadastrais, beneficiários e muito mais.
  • APP Participante FPPS: uma ferramenta prática e fácil de usar que permite acompanhar todas as informações relevantes do seu plano de maneira ágil.
  • Site institucional: também estão disponíveis os documentos que norteiam a gestão do seu plano. Você pode consultá-los sempre que desejar para obter mais detalhes sobre as regras e regulamentos.

Caso prefira um atendimento mais personalizado, estamos à disposição para ajuda você de maneira presencial ou virtualmente. Entre em contato conosco pelo e-mail fpps@fundacaopromon.com.br ou por telefone.

Como recuperar minha senha de acesso ao Portal do Participante?

Para cadastrar uma nova senha de acesso ao Portal do Participante, consulte "Como acessar o Portal do Participante".

Como são as contribuições ao plano MultiFlex?

Como participante ativo do plano você pode contribuir mensalmente com um percentual que desejar e a sua empresa, patrocinadora do plano, faz a contribuição mensal em seu nome, no mesmo percentual que o seu, limitado, na Logicalis a 6% do seu salário e na Promon a 5%.  Além disso, você pode:

• Fazer contribuições complementares mensais de percentual de seu “salário de participação”, de sua livre escolha, em adição ao limite máximo estabelecido para as contribuições normais mensais no Plano Anual de Custeio.
  • Fazer contribuições esporádicas (extras) a qualquer momento e de qualquer valor. Nesse caso, não há contrapartida da sua empresa.
  • Alterar o valor da sua contribuição mensal em qualquer mês, além de suspendê-la temporariamente se necessário. Mas, no caso de suspensão, fique atento pois a sua empresa deixará de fazer os aportes mensais em seu nome e a taxa de custeio das despesas administrativas será descontada mensalmente de sua reserva.

Como participante autopatrocinado, além da sua contribuição mensal você assume a contribuição mensal que era feita em seu nome pela patrocinadora. Para essas contribuições, você escolhe o percentual que desejar, sendo que o valor mínimo é de 1% sobre o seu salário de contribuição. Além das contribuições mensais, você contribui com um pequeno valor para o custeio das despesas administrativas do plano. Você também pode:

• Alterar o valor das suas contribuições mensais em qualquer mês, além de suspendê-las por 12 meses consecutivos ou não, a cada 3 anos sem perder qualquer cobertura que o plano oferece. No caso de suspensão, a taxa para custeio das despesas administrativas será debitada da sua reserva financeira.

Consulte sempre o manual e o regulamento do plano MultiFlex para saber detalhes sobre as contribuições ao plano e os passos a passos para saber como alterar ou  suspender a contribuição do participante ativo ao plano MultiFlex e como alterar ou  suspender a contribuição do participante autopatrocinado ao plano MultiFlex.

Como é possível acompanhar a evolução (rentabilidade) dos perfis de investimento?

O acompanhamento da rentabilidade do seu perfil de investimentos pode ser feito via Portal do Participante ou aplicativo para celular Participante FPPS, onde é possível acompanhar toda a sua trajetória de rentabilidade no plano Promon MultiFlex.

Além disso, você pode obter informações sobre o desempenho mensal dos perfis de investimentos aqui mesmo neste site. Basta consultar a área de Desempenho.

Depois de ter feito minha escolha, o meu perfil de investimentos é definitivo?

Apesar de o perfil de investidor ser uma característica muito importante, ela não é fixa. Não é porque você se encaixa em determinado perfil hoje que, necessariamente, permanecerá nele ao longo do tempo.

Portanto, é possível mudar de perfil de investimentos com o passar do tempo, a sua livre escolha, em função da evolução de suas preferências pessoais, seus objetivos de investimento, seu momento de vida ou seus objetivos de vida e carreira.

Fica a dica: tentar antecipar o comportamento da economia e do mercado financeiro para fazer a escolha do Perfil de Investimentos e migrar periodicamente de um perfil para o outro, ignorando a volatilidade natural do mercado, costuma não ser uma boa estratégia, visto que pode implicar a realização de perdas e a destruição de valor do seu patrimônio.

Considere também que tomar decisões com base na rentabilidade passada costuma não ser uma boa opção, afinal rentabilidade passada (seja negativa ou positiva) não é garantia de rentabilidade futura!

Há diferença entre os perfis de investimentos quanto ao custo para cada participante?

Para o entendimento dos custos associados aos perfis, eles foram divididos em dois tipos:

Custos administrativos: são os custos relacionados à estrutura interna da Fundação Promon, dedicada à gestão da Entidade, com a manutenção do cadastro dos participantes, processamento da folha de pagamento de assistidos, processo de arrecadação junto às patrocinadoras e participantes, controles de saldos das contas individuais, cálculo de cotas, processo de concessão de empréstimos, dentre outros. Os principais custos administrativos estão relacionados à equipe interna e aos terceiros contratados pela FPPS (prestadores de serviços), além de softwares e do aluguel do escritório. Os custos administrativos para os participantes seguirão a forma atual de cobrança, sem distinção em função dos Perfis de Investimentos.

Custos dos investimentos: os investimentos feitos pela Fundação Promon estão sujeitos a custos, tipicamente a taxa de administração e a taxa de performance cobradas pelos fundos de investimentos que compõem as carteiras dos perfis. Quanto mais complexo for o fundo de investimento do ponto de vista de sua estratégia e gestão, maiores são os custos associados. Os custos dos investimentos serão diferentes em cada Perfil de Investimentos, à medida que a carteira de cada perfil terá uma composição diferente, com fundos de investimentos distintos, mais ou menos complexos. Carteiras com fundos de investimentos com gestão mais complexa tendem a ter custos maiores.

As rentabilidades divulgadas já são líquidas dos custos dos investimentos.

No caso do falecimento do participante, seus beneficiários no plano MultiFlex poderão alterar o perfil de investimentos na FPPS?

Sim, os beneficiários, à medida que sucedam o participante, poderão alterar seu perfil de investimentos no plano MultiFlex por ocasião das janelas de migração no mês de março de cada ano.

No momento em que eu me aposentar, o que ocorre com o meu perfil de investimentos?

Neste caso, seu saldo será mantido no perfil que foi escolhido por você. Você terá opção de alterar seu perfil na próxima janela de migração.

No perfil MF3, o que ocorre por ocasião do vencimento das NTN-B em 2032?

Quando chegar ao momento de vencimento dos títulos públicos que serão objeto alvo do Perfil MF3, em agosto de 2032, os participantes desse perfil serão orientados a optar por um outro perfil de investimentos oferecido pela Fundação Promon.

O que acontece com o meu investimento no Promon MultiFlex se eu falecer?

O saldo total do seu investimento será pago aos beneficiários indicados, considerando os critérios estabelecidos no regulamento e previstos de acordo com a sua situação de participante ativo, autopatrocinado, vinculado ou assistido.

No caso da ausência de beneficiários, o saldo do investimento será pago aos herdeiros legais, considerando os critérios estabelecidos no regulamento e previstos de acordo com a sua situação de pensionista.

O que são Perfis de Investimentos?

Perfis de investimentos são carteiras estruturadas com diferentes composições de investimentos, sob o propósito de possibilitar retornos alinhados aos objetivos de cada perfil, conforme o nível de risco adequado para cada um deles.

A composição dos investimentos em cada perfil passa pela aplicação dos recursos em diferentes classes de ativos, em proporções diferentes.

A Fundação Promon oferece três perfis de investimentos: o Perfil MF1, o Perfil MF2 e o Perfil MF3. A diferença entre eles está na composição de aplicação dos recursos.

As carteiras de investimentos de cada perfil obedecem às respectivas Políticas de Investimentos, que são revisadas anualmente pela Fundação Promon.

O que são quotas no Promon MultiFlex?

As quotas representam uma fração do patrimônio do plano/perfil, permitindo que se apure a participação individual de cada participante no patrimônio total do plano/perfil. Elas variam de acordo com a rentabilidade líquida do montante geral.

Assim, cada perfil do plano MultiFlex, é organizado sob a forma de condomínio e seu patrimônio é dividido em quotas, cujo valor é calculado por meio da divisão do patrimônio líquido (ativos menos passivos) pelo número total de quotas do perfil. Cada investidor (ou quotista) possui uma quantidade específica de quotas que representa seu investimento na Fundação Promon.

O valor da quota por ocasião do lançamento do plano MultiFlex em 01 de julho de 2005 era 1,00000, sendo atualizado mensalmente, tal que sua flutuação ao longo do tempo reflete o desempenho do investimento do perfil já descontados todos os custos associados à gestão da Fundação.

Repare também que, ao se dividir o valor da quota de um período sobre o valor da quota de um período anterior, você obtém a rentabilidade do investimento.

A Fundação Promon publica mensalmente um boletim informativo com todos os detalhes dos investimentos do plano, incluindo o valor da quota de cada perfil e a respectiva rentabilidade.

O que é autopatrocínio no Promon MultiFlex?

Autopatrocínio é um dos institutos oferecidos pelo plano Promon MultiFlex aos funcionários, participantes ativos do plano, que se desligam das empresas da Promon ou da Logicalis ou que perdem temporariamente a remuneração. Com ele, você pode continuar investindo mensalmente e usufruindo das vantagens que o plano oferece, exceto a contrapartida da patrocinadora, a qual é restrita aos funcionários.

Veja as características desse Instituto:

• Não é necessário ter tempo mínimo de vinculação com o plano.
  • Você mantém o vínculo com a Fundação Promon.
  • Você pode escolher o quanto quer investir mensalmente no plano, sendo que o valor mínimo é de 1% sobre o seu salário de contribuição. Mas, pode alterar esse valor mensal quando desejar, além de suspendê-lo por até 12 meses consecutivos ou não, a cada período de 3 anos. No caso de suspensão, a taxa para custeio das despesas administrativas continuará sendo debitada de sua reserva financeira.
  • Tem seu salário de contribuição reajustado semestralmente pela variação do INPC.
  • Tem a sua inscrição cancelada se deixar de pagar três contribuições sucessivas.
  • Assume o pagamento da taxa de custeio das despesas administrativas do plano, a qual é descontada do saldo de sua reserva. Além dessa taxa, assume também a contribuição para benefício de risco (morte e invalidez).
  • Continua tendo a rentabilidade mensal com os investimentos do perfil de investimentos escolhido.
  • Pode alterar anualmente o perfil de investimentos do plano.
  • Pode optar posteriormente pelo benefício proporcional diferido, portabilidade ou pelo resgate, respeitadas as condições específicas de cada um desses Institutos.
  • Pode requerer a aposentadoria a partir dos 55 anos.
  • Em caso de falecimento antes de ser elegível à aposentadoria, os seus beneficiários receberão a pensão por morte e o pecúlio por morte.
  • Em caso de invalidez antes de ser elegível à aposentadoria, você receberá o benefício da aposentadoria por invalidez.

Leia o manual e o regulamento do plano, para saber mais sobre o autopatrocínio.

Onde posso consultar o regulamento atualizado do meu plano?

Os regulamentos e os manuais dos planos de previdência administrados pela Fundação Promon estão disponíveis neste site. Para acessá-los, basta clicar no menu "Planos".

Onde posso obter a segunda via de boleto para pagamento da contribuição mensal do plano MultiFlex?

A 2ª via de boleto para pagamento da contribuição mensal do plano MultiFlex, até a data de seu vencimento, pode ser obtida no Portal do Participante.

Caso você não tenha efetuado o pagamento do boleto até a data do vencimento, aguarde a cobrança do próximo mês, quando serão emitidas as cobranças dos boletos em atraso com o boleto do mês.

Os participantes do plano Promon BásicoPlus podem escolher Perfis de Investimentos?

Não. Participantes do plano Promon BásicoPlus não têm opção por perfil de investimentos.

Posso dividir minha reserva e colocar parte em um perfil e parte em outro?

Não. O seu Saldo Total de Reserva será direcionado para um único perfil de investimentos.

Posso mudar minha condição de autopatrocinado no Promon MultiFlex?

Sim! Você pode optar pelo Benefício Proporcional Diferido, Portabilidade ou Resgate, respeitadas as condições específicas de cada um desses Institutos.

Fale com a nossa equipe (fpps@fundacaopromon.com.br) para saber como escolher um desses Institutos.

Posso mudar minha condição de participante em BPD no Promon MultiFlex?

Você pode mudar sua condição para participante autopatrocinado; participante assistido, se já completou 60 anos de idade para solicitar o seu benefício de aposentadoria; ou terminar o vínculo com a Fundação Promon resgatando o saldo da sua reserva ou transferindo para outra entidade de previdência complementar, de acordo com as condições específicas de cada uma dessas opções.

Posso optar pelo débito em conta corrente para pagamento da contribuição mensal ao Fundo Suplementar de Quotas?

Para sua comodidade, se você é correntista do Banco Itaú, poderá optar pelo débito automático. Para isso, basta encaminhar por e-mail à Fundação Promon (fpps@fundacaopromon.com.br) sua solicitação com seus dados bancários para o cadastramento do débito. No mês em que fez a solicitação, será necessário acessar a sua conta corrente e autorizar o débito automático. É importante ressaltar que essa autorização será válida para todos os débitos subsequentes.

Posso optar pelo débito em conta corrente para pagamento da contribuição mensal do plano MultiFlex?

Posso suspender as minhas contribuições ao plano MultiFlex sendo autopatrocinado?

Sim. Você pode suspender a sua contribuição mensal ao plano MultiFlex em qualquer mês do ano por 12 meses consecutivos ou não, a cada 3 anos sem perder qualquer cobertura que o plano oferece. No caso de suspensão, a taxa para custeio das despesas administrativas será debitada da sua reserva financeira.

Consulte o manual ou regulamento do plano para obter detalhes sobre o tema e o passo a passo para saber como alterar  a sua contribuição.

Posso suspender as minhas contribuições ao plano MultiFlex sendo participante ativo?

Sim. Você pode suspender a sua contribuição mensal ao plano MultiFlex a qualquer momento. Mas, neste caso, a patrocinadora também suspenderá a contribuição mensal que ela faz em seu nome. No caso de suspensão, a taxa para custeio das despesas administrativas será debitada da sua reserva financeira.

Quais as formas de retirada do saldo que tenho no Promon MultiFlex?

O plano Promon MultiFlex é um plano essencialmente previdenciário, tendo como propósito maior o pagamento de um benefício de aposentadoria, que pode se iniciar a partir dos 55 anos de idade do participante.

Entretanto, ao se desligar da empresa patrocinadora (Logicalis ou Promon) você pode optar em manter seu investimento com a Fundação Promon, tornando-se um participante autopatrocinado ou vinculado (BPD). Você também pode optar por portar sua reserva financeira para outra instituição fechada (EFPC) ou aberta (EAPC).

E, em caso de uma necessidade ou desvio de rota, você tem a opção de resgatar sua reserva, conforme o regulamento do plano.

Quais são as vantagens oferecidas pelo plano MultiFlex?

O plano MultiFlex oferece os seguintes benefícios:

• Contrapartida financeira paga pela patrocinadora igual à contribuição mensal do participante ativo (funcionário), até um determinado percentual
  • Aposentadoria a partir dos 55 anos de idade
  • Aposentadoria por invalidez
  • Pensão por morte
  • Seguro de vida e invalidez
  • Pecúlio por morte
  • Flexibilidade para a indicação dos beneficiários em caso de falecimento
  • Opção de escolha de perfil de investimento de sua reserva previdenciária
  • Benefício fiscal com as contribuições previdenciárias feitas ao plano
  • Opções para direcionar o patrimônio em caso de desligamento da patrocinadora: Autopatrocínio, Benefício Proporcional Diferido, Portabilidade e Resgate
  • Empréstimo pessoal

Para conhecer em detalhes cada um desses benefícios, leia o manual e o regulamento do plano.

Quais são os benefícios oferecidos pelo plano BásicoPlus?

O plano BásicoPlus assegura importantes benefícios tanto aos participantes como aos seus beneficiários.

• Aposentadoria normal
  • Aposentadoria antecipada
  • Aposentadoria suplementar
  • Aposentadoria por invalidez
  • Aposentadoria suplementar por invalidez
  • Auxílio-doença
  • Pensão por morte
  • Benefício suplementar por morte
  • Pecúlio por morte
  • Auxílio-reclusão
  • Benefício adicional temporário
  • Empréstimo pessoal

Quais são os benefícios que tenho ao optar pelo Benefício Proporcional Diferido no Promon MultiFlex?

Para optar pelo BPD, é necessário ter, no mínimo, três anos de vínculo com o plano MultiFlex. Veja em detalhes as características desse Instituto:

• Você mantém o vínculo com a Fundação Promon.
  • Não faz aportes mensais ao plano, e o pagamento da taxa de custeio das despesas administrativas, continua a ser descontado da sua reserva financeira.
  • Continua tendo a rentabilidade mensal dos investimentos de acordo com perfil de investimentos que escolheu.
  • Pode optar posteriormente pelo autopatrocínio, a portabilidade ou pelo resgate, respeitadas as condições específicas de cada um desses institutos.
  • Pode requerer a aposentadoria a partir dos 60 anos.
  • Pode alterar o seu perfil de investimentos durante a campanha de migração entre perfis do MultiFlex.
  • Em caso de falecimento antes de ser elegível à aposentadoria, os seus beneficiários receberão a pensão por morte.
  • Em caso de invalidez antes de ser elegível à aposentadoria, você receberá o pagamento do saldo total de contas que tinha na data da caracterização da sua invalidez.

Leia o manual e o regulamento do plano, para saber mais sobre o BPD.

Quais são os benefícios que tenho em ser um autopatrocinado no Promon MultiFlex?

Você tem os mesmos benefícios de um participante ativo do plano MultiFlex, exceto a contrapartida da patrocinadora, a qual é restrita aos funcionários. Conheça alguns esses benefícios:

• Possibilidade de escolher o quanto quer aportar mensalmente no plano, sendo que o valor mínimo é de 1% sobre o seu salário de contribuição. Mas, pode alterar esse valor mensal a cada três meses, além de suspendê-lo por até 12 meses consecutivos ou não, a cada período de 3 anos. No caso de suspensão, a taxa para custeio das despesas administrativas continuará sendo debitada de sua reserva financeira.
  • Continua tendo a rentabilidade mensal com os investimentos do seu perfil no plano.
  • Pode optar posteriormente pelo Benefício Proporcional Diferido, Portabilidade ou pelo Resgate, respeitadas as condições específicas de cada um desses Institutos.
  • Pode solicitar empréstimos à Fundação Promon com taxas diferenciadas e de acordo com a Política de Empréstimos.
  • Pode requerer a aposentadoria a partir dos 55 anos.

Leia o manual e o regulamento do plano, para saber mais sobre o autopatrocínio.

Qual a diferença entre os Planos BásicoPLus e MultiFlex?

O Promon BásicoPlus é o plano de previdência complementar mais antigo da Fundação Promon, constituído em 1976 na modalidade de benefício definido e cuja adesão de novos participantes foi encerrada em 2005.

O Promon MultiFlex é um plano de previdência complementar na modalidade de contribuição definida, lançado em 2005 e aberto para novas adesões.

Qual a diferença entre pensão por morte e pecúlio por morte no MultiFlex?

Pensão por morte é o valor que os seus beneficiários receberão por ocasião de seu falecimento. O valor da pensão será 100% do valor de seu Saldo de Conta Total em quotas na data do falecimento, mais o resultado da soma de dois salários reais de benefício por ano que faltava para você completar sessenta anos de idade, contados a partir da data do falecimento. Este valor será pago aos seus beneficiários na proporção que você indicou. Por isso, é importante manter os dados de seus beneficiários sempre atualizados.

O pecúlio por morte consiste em pagamento único ao beneficiário que você indicou para este recebimento, por ocasião de seu falecimento. O valor corresponde a 50 salários mínimos vigentes na data do falecimento.

Quando posso alterar meu percentual de contribuição mensal ao plano ?

Você pode alterar a sua contribuição mensal em qualquer mês do ano.

Quando posso alterar o meu perfil de investimentos?

Desde 2024, a possibilidade de todos os participantes reverem sua escolha do perfil ocorre uma vez por ano e somente no mês de março.

A decisão de mudança de perfil de investimentos deve ser pautada pela evolução de suas preferências pessoais, seus objetivos de investimento, seu momento de vida ou seus objetivos de vida e carreira.

Fica a dica: tentar antecipar o comportamento da economia e do mercado financeiro para fazer a escolha do perfil de investimentos e migrar periodicamente de um perfil para o outro, ignorando a volatilidade natural do mercado, costuma não ser uma boa estratégia, visto que pode implicar a realização de perdas e a destruição de valor do seu patrimônio.

Quando posso fazer o resgate da minha reserva financeira no plano MultiFlex?

Como participante ativo do plano MultiFlex, você pode resgatar a sua reserva financeira quando se desligar da sua empresa (Promon ou Logicalis), desde que não esteja recebendo benefício de aposentadoria pelo plano.

Já como participante autopatrocinado ou em BPD, você pode optar pelo Resgate no momento em que desejar.

Quanto custa ser um participante do plano MultiFlex?

O custeio administrativo da FPPS se dá por meio da cobrança de uma taxa de administração, via duas parcelas: uma parcela variável, de 0,475% ao ano sobre a reserva individual, e outra fixa mensal, de R$ 70,00 debitada da conta de cada participante.

Essas contribuições são definidas anualmente por ocasião da elaboração do Plano Anual de Custeio da Fundação Promon, em linha com a legislação e com base no Parecer Atuarial emitido pelo atuário do plano.

Quem pode escolher o perfil de investimentos?

A escolha é obrigatória para todos os participantes do plano Promon MultiFlex, sejam participantes ativos, assistidos, pensionistas, autopatrocinados ou em Benefício Proporcional Diferido (BPD), independentemente do seu tempo de vínculo ao MultiFlex.

A escolha do perfil de investimentos é uma decisão individual, de cunho pessoal e deve ser feita com responsabilidade, para que a evolução de seu patrimônio se dê para um futuro mais tranquilo.

Caso você, participante do MultiFlex, não faça sua opção por um perfil de investimentos, seus recursos serão automaticamente alocados no Perfil MF2, cujos investimentos seguem a Política de Investimentos que vem sendo adotada no plano MultiFlex.

Os participantes do plano Promon BásicoPlus não têm opção escolha por perfil de investimentos.

Quem pode participar do Plano de Previdência da Fundação Promon?

A Fundação Promon é uma entidade fechada de previdência complementar, cujo acesso é exclusivo aos funcionários e ex-funcionários das empresas patrocinadoras - Promon S.A., Promon Engenharia, Promon Intelligens, Fundação Promon de Previdência Social, Promon Tecnologia, PromonLogicalis, PTLS e Logicalis Latin America.

No caso do falecimento do participante titular, os beneficiários indicados por ele tornam-se participantes também.

Quem são os meus beneficiários para fins de pensão e pecúlio por morte?

Como participante assistido e autopatrocinado do plano BásicoPlus, os beneficiários para fins de pensão por morte são as pessoas que você indicou no plano e que também sejam reconhecidas pela Previdência Social Oficial como dependentes suas. Em relação ao pecúlio, é necessário indicar um beneficiário específico para receber esse benefício.

No caso dos filhos, eles serão considerados beneficiários até os 24 anos de idade, desde que comprovem estar frequentando uma instituição de ensino superior ou sejam inválidos.

No plano MultiFlex, como participante ativo, autopatrocinado ou assistido, os beneficiários para pensão e pecúlio são as pessoas designadas por você no plano. Esses beneficiários podem ser o(a) cônjuge, companheiro(a), filhos(as) (ou a eles equiparados legalmente), mãe e pai. Além disso, é possível designar até duas pessoas sem relação de dependência como seus beneficiários. É importante destacar que também é necessário indicar o percentual de distribuição da reserva entre cada um dos beneficiários escolhidos.

No caso de participantes em BPD (Benefício Proporcional Diferido), os beneficiários são as pessoas nomeadas por você no plano para receber a pensão por morte. Eles também podem ser o(a) cônjuge, companheiro(a), filhos(as) (ou a eles equiparados legalmente), mãe e pai, além da opção de incluir até duas pessoas sem relação de dependência.

Quem são os meus herdeiros necessários legais?

São considerados herdeiros necessários, nos termos do artigo 1.845 do Código Civil, os descendentes, os ascendentes e/ou o(a) cônjuge, incluindo companheiro(a) em regime de união estável.

Se eu escolher o perfil MF3, eu, obrigatoriamente, terei de manter a minha reserva neste perfil até 2032?

O participante não é obrigado a se manter em nenhum dos perfis, podendo optar por trocar de perfil a cada janela de migração, que ocorre anualmente em março.

Se eu me desligar da empresa, o que acontece com a minha reserva no Promon MultiFlex?

Ao se deligar de uma das empresas Promon ou Logicalis, patrocinadoras do plano MultiFlex, você terá as seguintes opções para direcionar a sua reserva financeira:

• Autopatrocínio: você continuará investindo mensalmente e usufruindo das vantagens que o plano oferece, exceto a contrapartida da patrocinadora, a qual é exclusiva para os funcionários.
  • BPD, o Benefício Proporcional Diferido: você mantém o seu dinheiro aplicado no plano, sem a obrigação de fazer novas contribuições, porém sem acesso ao benefício de risco e com o direito ao benefício de aposentadoria a partir dos 60 anos.
  • Portabilidade: você pode levar a sua reserva (suas contribuições e da patrocinadora) para uma outra instituição, seja um banco ou uma entidade de previdência complementar, sem penalidades ou taxas extras.
  • Resgate: você pode resgatar 100% do valor que contribuiu, acrescido de toda a rentabilidade. Quanto ao investimento feito pela sua empresa em seu nome, é possível resgatar um percentual do total após o terceiro ano de vínculo à FPPS, com base no tempo de adesão à entidade. No resgate há incidência de imposto de renda.

Cada uma dessas opções têm características específicas. Para obter informações mais detalhadas sobre cada uma delas, consulte  o manual e o regulamento do plano.

Tenho uma dúvida sobre meu plano médico. Quem pode me esclarecer?

A Fundação Promon não tem qualquer envolvimento nas questões relacionadas ao plano de saúde, cuja gestão é integralmente de responsabilidade da área de Relações Humanas das empresas patrocinadoras, Promon e Logicalis.

É possível investir em mais de um Perfil de Investimentos simultaneamente?

Não, cada participante pode escolher apenas um perfil de investimentos.

Não existe resultado para os filtros que você selecionou. Por favor faça outra seleção.
Para mais informações, consulte o regulamento dos planos: